Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Centro de documentação

Apresentação

 

 

O Centro Nacional de Documentação Ferroviária, aberto ao público desde fevereiro de 2009, é um centro especializado em documentação ferroviária.

Este centro tem vindo a recolher e a tratar documentação diversa relacionada com os caminhos de ferro. Os fundos arquivísticos integram documentação produzida e acumulada no decorrer das atividades desenvolvidas por entidades públicas e privadas no domínio ferroviário e têm por âmbito cronológico os séculos XIX e XX. O Centro de Documentação recebeu documentação de arquivo proveniente dos fundos históricos da CP - Comboios de Portugal, E.P.,  e da extinta Direção-Geral de Caminhos de Ferro, este último propriedade do IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P. Integra ainda bibliografia técnica, publicações periódicas e coleções doadas por particulares.

Este acervo reveste-se de significativa importância como património, memória e identidade do sector ferroviário, contribuindo quer para a história empresarial, quer para a história local e nacional.

A documentação está disponível para consulta presencial, mediante marcação prévia, nas instalações do Centro de Documentação e através de consulta virtual, através do nosso Arquivo Digital.

 



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por