Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

01 março 2024

Guardas de passagem de nível

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado apresenta no Dia Internacional da Mulher, uma conferência dedicada às guardas de passagem de nível.

Guardas de passagem de nível

No próximo dia 8 de março, às 15h00 o Museu Nacional Ferroviário Ferroviário, em Lousado, presta homenagem às guardas de passagem de nível, com uma conferência dedicada a esta profissão em vias de extinção.

A mesma arranca com a apresentação do livro “Guardas de Passagem de Nível”, de Carlos Cipriano, seguindo-se uma conversa com o autor sobre este ofício. 

O livro pode ser adquirido no local ou através da loja online https://www.fmnf.pt/pt/loja-online/livro-guardas-passagem-de-nivel 

A entrada é livre.

Guardas de Passagem de Nível, autor Carlos Cipriano

Este livro é um retrato de uma profissão em vias de extinção - a de guarda de passagem de nível. Fala sobre mulheres que trabalham à beira da via férrea, por vezes em sítios remotos e inóspitos, e que têm por missão assegurar que os comboios passem em segurança pelos atravessamentos rodoviários. É um livro com retalhos da história dos caminhos de ferro inferidos dos testemunhos e dos relatos de mulheres que, pelas suas histórias de vida - algumas dramáticas - nos mostram como é a vida de quem ocupa o posto mais baixo na hierarquia dos caminhos de ferro. Personagens anónimas num trabalho solitário e quase invisível, são heroínas anónimas da segurança de pessoas e de bens: a bandeira ou a lanterna que erguem à passagem do comboio sinaliza a certeza de que a composição ali pode passar sem perigos. É também um trabalho pouco valorizado, solitário, feito de turnos, rotinas, onde o cumprimento rígido dos regulamentos e uma infalibilidade sobre-humana é fundamental para a segurança. O autor faz também uma incursão na vida dos ferroviários e num caminho de ferro que está a desaparecer: o cantonamento telefónico, as linhas onde a modernização ainda não chegou, ou que estarão um dia para fechar, e onde a segurança da circulação depende essencialmente de meios humanos.

MNF, 01/03/2024

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

www.fmnf.pt           

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario         

www.instagram.com/museunacionalferroviario  

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT