Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Comboio Presidencial - Projeto de conservação e restauro

COMBOIO PRESIDENCIAL - PROJETO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Restauro do veículo A7yf704 – Carruagem de Jornalistas. Veiculo construído em 1930 pela empresa Nicaise & Delcuve, Bruges, Bélgica. Fotografia de Carlos Pinto, 2013.


 

 

A FMNF procedeu ao restauro integral dos seis veículos que integram o Comboio Presidencial de acordo com o aspecto que teria na década de 70, última imagem que se conhece deste comboio.

 

Num projecto inédito em Portugal, os veículos foram recuperados do ponto de vista mecânico, técnico e patrimonial, de modo a proceder-se à reorganização desta composição especial, segundo as suas valências e valores histórico-culturais.

 

Em alguns casos, dado o elevado nível de deterioração dos veículos, foi necessário proceder à sua reconstrução total.

 

Par além da revisão estrutural, foi igualmente necessário proceder ao restauro de todo o Património Integrado (sofás, mesas, candeeiros, louças sanitárias, etc.) tendo alguns objectivos sido reproduzidos à época, de acordo com os modelos existentes.

 

O restauro do comboio presidencial foi desenvolvido pela EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, nas Oficinas Gerais de Contumil, em estreita articulação com o Serviço de Conservação e Restauro do Museu Nacional Ferroviário.

 

O Comboio presidencial estará brevemente visitável no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. A FMNF está a planear a realização de um conjunto de passeios turístico-culturais a várias regiões do país. Os primeiros destes passeios terão lugar no segundo semestre do corrente ano.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios dinâmicos da Composição presidencial, após restauro. Linha do Minho, 20 de Dezembro de 2012. Fotografia de Eduardo Guimarães.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios dinâmicos da Composição presidencial, após restauro. Linha do Minho, 20 de Dezembro de 2012. Fotografia de Pedro Mêda.

 

Mais informações sobre o Comboio presidencial e respectivo projecto de restauro em:

http://www.fmnf.pt/Comboio_Presidencial

 

Revista Comboios em Linha, nº 4, pág. 18 a 29. Pode ser adquirida aqui: http://www.fmnf.pt/loja



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por