Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Modelo de Caldeira de Locomotiva

 


O modelo de caldeira de locomotiva que se apresenta foi construído nas Oficinas Gerais de Lisboa, sendo o trabalho finalizado em Janeiro de 1936.

 

A peça feita à escala 1/5, teve como base a caldeira das locomotivas da série 501 a 508. Apresenta um comprimento total de 2,200 m, desde o extremo inferior da caixa de fogo até à prumada do centro da porta da caixa de fumo, e um peso de cerca de 250 kg.

 

Na construção do modelo foram empregues exactamente os mesmos materiais utilizados na caldeira original e a escala foi rigorosamente respeitada, inclusive nos mais ínfimos acessórios. A caldeira, decomposta, integra um total de 10.300 peças. O modelo destinava-se às aulas práticas de instrução do pessoal de máquinas.

 

Em Novembro de 2011, iniciou-se a intervenção de conservação e restauro da peça, que terminou em finais do mês de janeiro de 2012, no âmbito da preparação de peças para a futura exposição permanente do Museu Nacional Ferroviário.



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por