Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Quadriciclo de Alavancas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 - Quadriciclo antes da intervenção                           2 - Quadriciclo depois da intervenção


 

Quadriciclo de Alavancas

 

Veículo Nº 2067, fabricado em Hamburgo, pela casa Draisinenbau Freund GmbH, provavelmente na década de 1930, utilizado pelo Chefe de Lanço na inspecção da via.

 

Este quadriciclo foi recuperado no âmbito da Oficina de Conservação e Restauro do Museu Nacional Ferroviário, com o objectivo de integrar a futura Exposição Permanente do Museu.

 

A intervenção ocorreu entre meados e finais do mês de Outubro de 2011, e incidiu quer ao nível da estrutura, quer da superfície. Em termos estruturais procedeu-se à substituição dos dois pedais cuja madeira estava muito danificada, por madeira nova e resistente que se imunizou para evitar o ataque biológico e a qual se moldou à imagem dos pedais originais. Foram desmontadas as tábuas dos assentos, dos apoios de costas e dos apoios de pés, as quais apresentavam algumas fendas, bem como algumas lacunas de material lenhoso que colocavam em causa a estabilidade física da peça. Estas fendas foram coladas e reforçadas com cavilhas e as lacunas preenchidas com pasta de madeira. A tinta que estava de um modo geral em falta ou em destacamento foi decapada, tanto na madeira, como no metal. A superfície cuja tinta estava em bom estado, por exemplo ao nível das rodas, permaneceu intacta. Finalmente, o quadriciclo foi aparelhado e pintado com tintas de esmalte aquoso.



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por