Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Notícias
Eventos

21 Março 2014

Comboio Presidencial viaja até Vila Nova de Famalicão

Comboio das artes, 27 de março - Entroncamento - Famalicão

A Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão realizam uma viagem a bordo do Comboio Presidencial, no dia 27 de março, a primeira ao norte do país. O percurso terá início na Estação Ferroviária do Entroncamento, prevendo-se uma paragem em Aveiro, para tomada de passageiros, tendo como destino o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado.

Esta parceria vai ao encontro da missão da Fundação Museu Nacional Ferroviário em proteger, divulgar e promover a fruição do património ferroviário, e da estratégia de desenvolvimento cultural e turístico do concelho de Vila Nova de Famalicão, que tem uma Rede de Museus forte e ativa, em que o Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado está inserido. As duas entidades organizam esta iniciativa, sob o título “Comboio das Artes”, apostando num conceito que engloba a vertente moderna, urbana e industrial de Vila Nova de Famalicão, com a dinâmica e criação artística contemporânea, dando assim continuidade à imagem de marca que a FMNF pretende, desde o início, associar ao Comboio Presidencial.

A viagem destina-se apenas a convidados, já que a FMNF se encontra numa fase de ensaio de um modelo de exploração do Comboio Presidencial, enquanto produto turístico estratégico. Por esta razão, entre outros convidados, estão autarcas e membros das associações de entusiastas dos caminhos de ferro, que têm tido um papel imprescindível no domínio da salvaguarda e da promoção do património histórico ferroviário. Ainda assim, foram reservados cinco bilhetes duplos para o público, que serão atribuídos através de um passatempo disponível na página do Facebook da FMNF, já que desde a inauguração do Comboio Presidencial, em dezembro de 2013, foi óbvio o entusiasmo de todos em torno desta composição singular.

O programa do Passeio, com início pelas 9h00 (saída do Entroncamento), ocupa o dia inteiro e conta com animação a bordo. À chegada a Lousado, prevista para as 14h30, terá lugar uma visita ao Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado. Pelas 16h00, no Museu da Fundação Cupertino de Miranda - localizado no centro da cidade, reconhecido pela sua rica coleção de Arte Moderna e Contemporânea, especialmente do Surrealismo - os convidados serão acompanhados pelo Mestre Cruzeiro Seixas, atualmente a residir em Vila Nova de Famalicão.

O Comboio Presidencial, ficará parqueado na Estação de Famalicão, onde poderá ser visitado pelo público em geral, entre as 15h00 e as 17h00.

Este é um projeto que conta com co-financiamento QREN – Programa Mais Centro e apoio financeiro do PIT - Programa de Intervenção no Turismo, do Turismo de Portugal, o restauro da composição presidencial teve início em 2009, tendo sido concluído em fevereiro de 2013.

 

 

 


* Campos Obrigatórios






« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por