Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Notícias
Exposições

01 Janeiro 2021

Museu nacional Ferroviário//Colecção Paradoxal

O novo projeto artístico dos Custom Circus, “A Colecção Paradoxal” encontra-se representado no Museu Nacional Ferroviário através da peça "Saga Caravan".

A Colecção Paradoxal é um projecto de arte conceptual que exporta objectos do futuro Século XXIII especulativo do imaginário da companhia. Através da sua tradicional abordagem alquímica aos materiais antigos e genuínos, a troupe privilegia a utilização de artefactos arqueológicos industriais para levar a cabo a elaboração das suas peças; conferindo-lhes assim um cunho contrastante com a sua própria ficção e uma insubstituível essência museológica. Rasgo comum nesta troupe, que possivelmente é o grande responsável por conferir uma certa marca retro futurista em tudo aquilo que tocam.

É hoje em dia indubitável que numerosos países foram abraçando cada vez mais o conceito de Museu de Arte Contemporânea. Este facto acrescentou um novo paradoxo ao vasto universo museológico, pois doravante, quem poderá determinar com exactidão onde começam e acabam as fronteiras do contemporâneo?

Vários são os indícios que provam que esta brecha poderá ter aproximado ainda mais a museologia ao cidadão comum; pois visto nesta perspectiva, o passado, embora continue longínquo, já não nos parece tão dissociado do presente. Como tal, abraçando esta mesma linha de pensamento, os Custom Circus utilizam a sua visão disruptiva Pós-Apocalíptica para projectar contemporaneamente um futuro especulativo muito distante, é certo; e no entanto, cada vez mais próximo de nós. 

MNF, 01/01/2021


* Campos Obrigatórios






« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por