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Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




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Outros Projetos

 

Passeios Presidenciais: Restauro dos veículos afetos ao Comboio Presidencial

 

O projeto para restauro do Comboio Presidencial assenta sobre o conceito do Museu Vivo, cruzando a conservação e preservação do património ferroviário nacional com a sua contemplação e fruição através de uma abordagem inovadora em que o museu sai fora de portas e o material circulante se expõe à comunidade e aos turistas, na sua dimensão nacional territorial, respondendo ao estatuto universal da cultura ferroviária nacional. Este projeto inclui o restauro dos veículos, a consolidação do estudo e investigação sobre o comboio bem como a organização de vários passeios turísticos a bordo do comboio. Estes passeios terão lugar durante o ano de 2013.

Este projeto é co-financiado pelo Instituto Turismo de Portugal, ao abrigo do PIT – Programa de Intervenção no Turismo - e pelo QREN – Programa MaisCentro – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação.

European Route of Industrial Heritage

European Route of Industrial Heritage

 

A Fundação Museu Nacional Ferroviário está a tratar da candidatura do Museu Nacional Ferroviário à Rota Europeia do Património Industrial. Em caso de sucesso, os núcleos serão integrados nesta rota europeia passando a usufruir de todos os seus materiais promocionais e de divulgação (folhetos, brochuras, itinerários turísticos) e meios de divulgação (website, newsletter).

Spoorwegmuseum

Exposição Viagens Reais Europeias

 

O património ferroviário nacional foi promovido na Exposição Viagens Reais Europeias que decorreu entre abril a setembro de 2010 no Spoorwegmuseum, em Utrecht (Holanda). Portugal participou na exposição com a composição Comboio Real (restaurado para o efeito) que inclui o Salão Real (1858), a Carruagem do Príncipe (1877) e a Locomotiva D. Luiz (1862).

Comboio Real

Tesouro Nacional

 

Irá proceder-se à proposta de classificação de algumas composições históricas como "tesouros nacionais", sendo a primeira o Comboio Real Português, reintegrado com a Locomotiva a vapor D. Luiz, a Carruagem do Príncipe e o Salão Real.

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