Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Press Release

08 janeiro 2024

Museu Nacional Ferroviário distinguido com Certificado de Sustentabilidade

O Museu Nacional Ferroviário é reconhecido com a distinção Biosphere CERTIFIED.

Museu Nacional Ferroviário distinguido com Certificado de Sustentabilidade

O Museu Nacional Ferroviário é reconhecido com a distinção Biosphere CERTIFIED.

Esta distinção reconhece os esforços feitos pelo Museu para cumprir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

De acordo com a entidade auditora (Biosphere): “A entidade revela uma clara orientação para a sustentabilidade, não apenas ao nível do seu posicionamento e orientação, mas igualmente em termos de boas práticas efetivas, pelo que felicitamos o Museu Nacional Ferroviário pelos seus esforços em matéria de sustentabilidade.

São claras as diversas ações implementadas nos diferentes pilares da sustentabilidade, pelo que é com muita satisfação que damos as boas vindas à comunidade Biosphere, agora como Biosphere Certified, como exemplo de boas práticas de sustentabilidade no setor.”

 

Continuamos a consolidar e implementar o nosso “Plano de Sustentabilidade”, apresentado em maio de 2023. Um trabalho pioneiro em Portugal, no que respeita ao reconhecimento do impacto do Museu no ambiente e na sociedade, e no assumir do compromisso em atingir a neutralidade carbónica, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, ratificado por Portugal em 2016.

A estratégia ambiental assumida pelo Museu Nacional Ferroviário pretende contribuir para o Plano Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030, assumindo-se que o combate às alterações climáticas é um trabalho de todos e que também deve ser uma função do Museu, para garantir que as gerações futuras usufruam do Património Ferroviário Nacional.

Conheça na íntegra o Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário em: https://www.fmnf.pt/pt/noticias/museu-nacional-ferroviario-apresenta-plano-de-sustentabilidade# 

Aceda à certificação Biosphere do Museu Nacional Ferroviário: https://www.biospheresustainable.com/pt/community/museu-nacional-ferroviario/5260  

 

Sobre a Biosphere

O sistema Biosphere foi criado em 1997 pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI) a partir de um grupo de académicos, profissionais e especialistas em sustentabilidade, com um MOU com a UNESCO, para transmitir as diretrizes das Nações Unidas de forma fácil e adaptada para ensinar às sociedades o que fazer, como fazer e como medi-lo, para alcançar estilos de vida e modelos alinhados com os princípios e objetivos globais de sustentabilidade.

Metodologia e certificação Biosphere

Através do sistema e metodologia de gestão, reconhecimento e certificação  Biosphere, entidades de todo o mundo conseguem ter as ferramentas e assessoria necessárias para a melhoria contínua rumo ao "Horizonte 2030". Um sistema baseado:

Nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) e os 169 objetivos das Nações Unidas

Nas orientações da Cimeira do Clima de Paris, COP 21

Nos princípios e objetivos das principais Cimeiras e Cartas internacionais sobre sustentabilidade.

A padronização Biosphere é, portanto, a adaptação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), através da análise e indicadores da UNWTO, do Pacto Global, dos indicadores da UE e dos critérios do Conselho Mundial do Turismo Sustentável (GSTC).

 

 

 

MNF, 08-01-2024

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

www.fmnf.pt          

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario        

www.instagram.com/museunacionalferroviario 

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT