Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Projeto EUROPEANALOCAL

Projeto EUROPEANALOCAL

  

 

 

  

A Europeana está a desenvolver-se no sentindo de traduzir a Visão da Comissão Europeia para a construção de um ponto comum de acesso multilingue, o qual permitirá o acesso direto a  milhões de objetos digitais, representativos do património e da herança cultural da Europa, incluindo material cinematográfico, fotografias, pinturas, sons, mapas, manuscritos, livros, jornais e documentos de arquivo. O primeiro protótipo foi apresentado ao público em novembro de 2008, por Viviane Reding, Comissária Europeia para a Sociedade de Informação.

 

O projeto EuropeanaLocal, iniciado em junho de 2008 e encerrado em maio de 2011 foi co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa e-Contentplus e constitui parte de um conjunto de projetos satélite da Europeana. Este projeto desempenhou um papel importante, certificando-se que os conteúdos digitais criados pelas instituições culturais Europeias, a nível local e regional, estejam representados na Europeana, lado a lado, com os conteúdos produzidos pelas entidades de nível nacional. Tal integração permitirá uma maior diversidade e riqueza de conteúdos de várias tipologias e origens, culturas e línguas.

  

O EuropeanaLocal constitui uma verdadeira rede de boas práticas, formalizada através de um consórcio com 176 entidades de 27 países contribuiram com os registos de cerca 5 milhões de objectos digitais para a Europeana. Em Portugal, o projeto foi coordenado pela Fundação Museu Nacional Ferroviário e contou com o apoio técnico do INESCID-Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento.

 

Para mais informações: http://www.europeanalocal.eu/

 

A Rede Portuguesa conta com a participação das seguintes entidades:

 Arquivos:

Bibliotecas e Centros de Documentação:

Câmaras Municipais:

 

Museus


Reunião Nacional do Projecto EuropeanaLocal

Lisboa, 20 de maio de 2010

 

No passado dia 20 de maio teve lugar a Reunião Nacional deste projeto. Esta reunião, em formato de Mesa Redonda, contou com a presença de Inês Cordeiro, Subdirectora da Biblioteca Nacional de Portugal; Pedro Veiga, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN); Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho; José Borbinha, Professor no Instituto Superior Técnico e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID. Contou ainda com a partilha das experiências do Arquivo Municipal de Lisboa, do Museu dos Transportes e Comunicações e da Fundação Portuguesa das Comunicações, três entidades nacionais contribuidoras de conteúdos para este projeto.

 

 

 

 

Comunicações



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por