Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao navegar no site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais fechar
 

Fundação Museu Nacional Ferroviário - Armando Ginestal Machado




Cartão de Cliente
Núcleo Museológico de Lousado

Núcleo Museológico de Lousado

 

O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado situa-se na freguesia de Lousado, Concelho de Vila Nova de Famalicão, junto à estação de caminhos-de-ferro, no entroncamento entre a Linha do Minho e a Linha de Guimarães. O Museu está sobre tutela da Fundação Museu Nacional Ferroviário, sendo gerido em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O edifício ocupa a totalidade do antigo complexo oficinal da Companhia de Caminhos-de-Ferro de Guimarães, com uma área aproximada de 1400 m2.

 

O Núcleo de Lousado é um projeto alternativo à antiga Secção Museológica, aberta ao público no ano de 1979 do século XX, por iniciativa de Armando Ginestal Machado, grande impulsionado da museologia ferroviária em Portugal – que foi demolida por força das obras de modernização e eletrificação das Linhas do Minho e de Guimarães.

 

Em termos de arquitetura, foram respeitadas as tipologias, funções e materiais construtivos dos edifícios. A implementação do Museu desenvolveu-se com base nas boas práticas da museologia contemporânea, contemplando áreas de acesso público e privado, espaços de acolhimento ao público, loja, visitas guiadas e garanta de mobilidade de todos os visitantes.

 

Considerado como um dos pólos de maior relevância no contexto ferroviário português, o acervo é constituído por material circulante, na sua maioria de via estreita, bem como acervo ferroviário de variadas tipologias, destacando-se os equipamentos de via e obra, bilhética, oficina e serviços educativos.

 

Relativamente ao material circulante exposto, o mesmo está organizado cronologicamente e tem como objetivo principal mostrar diversas locomotivas e carruagens. Este material foi construído entre 1875 e 1965, é originário de oito companhias, tendo sido adquirido a seis países e quinze construtores.

 

 

 

Núcleo Museológico de Lousado

Núcleo Museológico de Lousado (Interior)

Locomotiva PPF 14 (1905)

Núcleo Museológico de Lousado (Interior)


Serviços
 

O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado disponibiliza vários serviços, destacando-se as visitas livres e visitas guiadas, programação de atividade regulares relacionadas com a ferrovia, nomeadamente Ferromodelismo, exposições temporárias e permanentes e serviços educativos.

 

Atividades

 

PEDDY-PAPER “À DESCOBERTA DO CAMINHO DE FERRO”

Público-alvo: 1.º, 2.º e 3.º CEB

Máximo: 25 alunos

 

AULAS NO MUSEU

O museu transforma-se numa sala de aula durante uma hora, retratando, através do desenvolvimento dos Caminhos-de-ferro, a Revolução Industrial e a história recente do nosso país.

Duração: A determinar em função das necessidades expressas.

 

Inscrições

Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado

Tel: +351252153646

E-mail: museuferroviario@vilanovadefamalicao.org

 

Horário

 

Aberto de 3ª feira a 6ª feira das 10h às 17h30

Sábado e domingo das 14h30 às 17h30

 

O museu estará encerrado à segunda-feira, na Páscoa e nos dias 24, 25, 26 e 27 de dezembro.

 

Contactos

 

Tel: +351 252 153 646

 

museuferroviario@vilanovadefamalicao.org

servicoaocliente@fmnf.pt

www.fmnf.pt

www.cm-vnfamalicao.pt/



« Voltar

 
Partilhar
Contratação pública
 
Este website encontra-se em adequação ao Novo Acordo Ortográfico

Desenvolvido por

Site apoiado por