Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

10 outubro 2016

160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal

O MNF tem um programa especial para comemorar a primeira viagem de caminho de ferro realizada em Portugal. Entre 28 e 30 de outubro a entrada no Museu é gratuita.

160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal

28 DE OUTUBRO / 1856-2016

No âmbito da celebração dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal, efeméride que se assinala a 28 de outubro próximo, o Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, tem preparado um programa especial para o fim de semana.

Programa da Comemoração dos 160 Anos dos Caminhos de Ferro em Portugal, que se estende até 30 de outubro, compreende as seguintes iniciativas:

Dia 28 de outubro:

15h00 - Abertura do programa com Michel, Tap Dance Center Lisboa.

Segue-se a inauguração de um grande evento de modelismo ferroviário – Locomodels. Este evento compreende a exposição de miniaturas em partilha do espaço com comboios reais, comercialização de artigos, demonstrações e oficinas dedicadas a especialistas e a todos os visitantes. Estarão presentes modelistas particulares vindos de Portugal e de Espanha, bem como  Marcas e Lojas especializadas estando já confirmados 40 participantes com várias maquetas autónomas, uma maqueta modelar com 40 metros e vários stands profissionais. Estarão ainda patentes ao público dioramas onde será possível ver os comboios miniatura a circular. O evento inicia no dia 28 às 15:00, com encerramento no dia 30 às 18:00h, dia no qual serão entregues os Prémios referentes ao Concurso Nacional de Dioramas, a decorrer.

Seguidamente será a inauguração de uma nova área expositiva no Museu Nacional Ferroviário. Esta nova área é dedicada ao trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro e compreende a exposição de uma riquíssima coleção de máquinas-ferramenta oriundas de uma antiga oficina ferroviária localizada na Figueira da Foz. Algumas destas máquinas-ferramenta que agora se expõem ao público datam de 1882, ano em que a oficina foi inaugurada. As restantes são das décadas de 20 e 40 (e algumas posteriores) do século passado, testemunhado a inovação e atualização do trabalho oficinal nos Caminhos de Ferro.

Ainda no dia 28 será inaugurada a exposição temporária “Nas Entre-Linhas” da artista plástica Joana Arez. Esta exposição, totalmente concebida in situpara o Museu Nacional Ferroviário, propõe uma nova forma de olhar para os Caminhos de Ferro, dando continuidade ao trabalho que este museu tem vindo a desenvolver para o cruzamento de diferentes formas de expressão artística que interpretam o Património Ferroviário Nacional através de novas perspetivas.  Durante a inauguração teremos ainda uma Sessão de Leitura de textos sobre curiosidades e factos alusivos ao dia 28 de outubro de 1856, com Cristina Rodrigues Pereira, Helena Assunção, Paulo Pascoal, ideia e pesquisa: Flor do Tejo.

Esta programação especial conta também com a Siemens Portugal: ainda no dia 28, será apresentada uma maqueta com uma dinâmica em realidade aumentada que explica como é feita a manutenção de locomotivas em Portugal.

Dia 29 de outubro:

Pelas 14:00h, assiste-se ao lançamento nacional do jogo de tabuleiro Ticket to Ride Europe, que levará as famílias numa emocionante aventura de comboio pelas grandes cidades da Europa. Às 16:30h, será a vez de de Pedro Dyonysyo oferecer um concerto acústico a todos os visitantes do Museu Nacional Ferroviário. Durante este dia teremos ainda várias oficinas temáticas dedicadas às famílias.

Dia 30 de outubro:

A 30 de outubro será a vez do cinema. “Paddington”, um urso que viaja de comboio passa na carruagem-auditório às 16:30h e fará a delícia das crianças. Também neste dia teremos várias oficinas temáticas para as famílias.

Estarão ainda disponíveis ao público o uso de quadriciclos nas linhas férreas do museu, o circuito de modelismo tripulado, a exposição temporária “Brick by Brick” Comboios em Lego e, naturalmente, a visita à exposição permanente que conta a História dos 160 Anos de Caminhos de Ferro em Portugal.

Horário: 

  • 28 de outubro das 15:00h às 20:00h
  • 29 de outubro das 10:00h às 20:00h
  • 30 de outubro  das 10:00 às 18:00h

Entrada Livre