Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

21 outubro 2022

166 anos do caminho de ferro em Portugal

Sabia que há 166 anos o caminho de ferro dava os primeiros passos em Portugal? Esta aventura teve o seu inicio com a inauguração do troço entre Lisboa e o Carregado, decorria o ano de 1856. Entre os dias 28 e 30 de outubro estamos de portas abertas com entrada livre para celebrar este acontecimento histórico, que se tornou um fator decisivo no desenvolvimento do país. Desde várias visitas guiadas, incluindo ao interior do Comboio Real, à apresentação de livros, oficinas para famílias, todos estão convidados a aparecer!

166 anos do caminho de ferro em Portugal

No dia 28 de outubro, às 11h00 e às 15h00, disponibilizamos a visita “A Bordo”. Na qual os visitantes poderão entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais. Esta atividade é gratuita, com número de participantes limitado.

À tarde, a partir das 15h30, temos a cerimónia de apresentação do livro “Arte & Ferrovia – Outras Perspetivas”, um projeto IP e IPP.

No sábado, dia 29 iniciamos às 11h00 a atividade “Quadradinhos Brilhantes”, oficina de azulezos para famílias.  Esta é uma atividade em parceria com a IP e IPP que pretende sensibilizar a comunidade para a singularidade do património azulejar ferroviário e a necessidade da sua valorização, proteção e fruição. Esta atividade é gratuita, com inscrição obrigatória. É destinada a jovens com idade entre os 9 e os 12 anos, acompanhados por um dos pais. Atividade com número de participantes limitado.

À tarde, pelas 15h00 inauguramos o sistema de sinalizalização do circuito do Minicomboio, que permitirá aos visitantes conhecer o funcionamento e utilização da sinalização ferroviária, que foi implementada a 1 de maio de 1928 e permaneceu em vigor até 1960.

De seguida, pelas 16h00, é apresentado ao público o número especial da revista de poesia Nervo, subordinada à temática : “O comboio e as viagens”. Uma viagem com 45 autores, poetas e artistas plásticos, que percorrem o tema em diferentes linguagens estéticas, com o predomínio da poesia, mas incluindo também o ensaio, a literatura de viagens, a pintura, o desenho e a fotografia. A capa é do arquitecto Álvaro Siza Vieira. Esta atividade tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

No dia 30, domingo, a partir das 11h00, começamos com a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, é de inscrição obrigatória estando limitada a um número máximo de 12 participantes. Valor da atividade: 12,00 Euros (crianças até aos 12 anos gratuito, acompanhadas de adulto). Atividade a partir dos 6 anos.

Entre as 11h00 e as 12h00, decorrerá a "Visita Tátil" ao Museu. Esta visita permite a exploração tátil de algumas peças da coleção, estando disponível audiodescrição para os visitantes com deficiência visual. Às 11h00 e às 15h00, temos a visita “A Bordo”, na qual os participantes exploram diversos veículos da exposição permanente do Museu, esta visita conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Atividades gratuitas com número de participantes limitado.

No dia 5 de novembro, às 15h00, com a presença de alunos, pais, escolas e parceiros (CP, IP, DGEstE), celebramos o caminho de ferro na cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição do “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”. Esta segunda edição do concurso, com o tema “O pacto ecológico europeu”, destinou-se a estudantes do 3º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino em Portugal Continental, Madeira e Açores e teve por objetivo divulgar o pacto ecológico europeu e promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais jovens.

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro a entrada no museu é livre.

Mais informações, inscrições e aquisição de ingressos para as atividades através do email servicoaocliente@fmnf.pt , do telefone 249 130 382.

       Cartaz aniversário do caminho de ferro

MNF, 21-10-2022

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

www.fmnf.pt  

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario        

www.instagram.com/museunacionalferroviario  

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT