Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

26 abril 2023

Aniversário do Museu | Dia Internacional dos Museus

O Museu Nacional Ferroviário assinala o oitavo Aniversário, o Dia Internacional dos Museus e o Dia Mundial da Diversidade Cultural com um programa diverso e acessível, com entrada gratuita, nos dias 18, 20 e 21 de maio.

Aniversário do Museu | Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo a 18 de maio. Em 2023 tem como tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar".


Neste contexto o Museu Nacional Ferroviário será palco, ao longo de três dias (18, 20 e 21 de maio), de muita música com a banda lisboeta Expresso Transatlântico e os bombos do grupo Toc&Ródão de Vila Velha de Ródão. Há também teatro de fantoches para famílias com a asssociação Trinta por uma Linha, uma conversa - concerto sobre interculturalidade com a Academia de Produtores Culturais da Orquestra Todos, visitas guiadas e até um piquenique ferroviário. Os três dias contemplam entrada gratuita no Museu e em todas as atividades.

​​​

Desde a sua abertura em maio de 2015 que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data com uma programação especial e que este ano tem inicio às 15h00 do dia 18 de maio, com a apresentação do Plano de Sustentabilidade do Museu Nacional Ferroviário, seguindo-se a assinatura de Protocolo com o CERE (Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento) e inauguração da exposição "Um Olhar Diferente", iniciativa desta entidade. 

No fim de semana, 20 e 21 de maio junte-se a nós para um Piquenique Ferroviário, reúna a família e amigos traga o farnel, estenda a manta no nosso relvado ou usufrua das Carruagens Restaurante e aproveite para desfrutar o dia em boa companhia. Há ainda oportunidade para experimentar os Simuladores de Condução Ferroviária (atividade de inscrição obrogatória) ou viajar a bordo do Minicomboio.

No dia 20, sábado, pelas 11h00, os nossos visitantes têm a oportunidade de apreciar o Museu numa visita "A Bordo", na qual ficarão a conhecer desde as peças mais pequenas às carruagens e vagões, passando pelas fantásticas locomotivas a vapor. Esta atividade acontece também no domingo, no mesmo horário. Ainda durante o dia, teremos a atuação do grupo TOC&RÓDÃO, bombos de Vila Velha de Ródão, às 14h30 e às 16h30. Para as famílias com crianças entre os três e os nove anos, a Associação Trinta por Uma Linha apresenta a peça "O Comboio dos PésDescalços", um teatro de fantoches, que tem ínicio às 15h00. Esta peça fala-nos da importância da proteção do planeta Terra e de sustentabilidade.

No domingo, dia 21 de maio, iniciamos o dia com a visita "A Bordo", pelas 11h00. Às 15h00 decorre a Conversa - Concerto sobre interculturalidade "De Lá Para Si". Atividade desenvolvida pela APC (Academia de Produtores Culturais), na qual músicos de várias nacionalidades e uma mediadora sociocultural convidam miúdos e graúdos para uma viagem pelo mundo, conduzida através da música!

Terminamos em grande com o som da banda Expresso Transatlântico, às 17h00. A banda lisboeta que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria e que apresenta uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana.

As atividades são gratuitas de inscrição obrigatória em servicoaocliente@fmnf.pt  ou através do telefone 249 130 382 e contam com interpretação em LGP (caso existam inscrições de público surdo).

Durante os três dias a entrada no Museu é gratuita e teremos o Minicomboio em funcionamento.

Sobre o Dia Internacional dos Museus

A celebração do Dia Internacional dos Museus realiza-se desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. A cada ano esta data comemorativa evoca um tema diferente procurando refletir sobre questões relevantes para os museus e para a sociedade, sendo o mote deste ano “Museus, Sustentabilidade e Bem- Estar". Desde a sua inauguração em 18 de maio de 2015, que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data, procurando através de várias atividades culturais reforçar os laços com a comunidade.

Os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das comunidades, podendo contribuir de forma eficaz para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das suas múltiplas atividades:

Objetivo 3. Saúde e bem-estar globais: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, nomeadamente no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social;

Objetivo 13. Ação Climática: tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos, adotando práticas de baixo carbono no Norte Global e estratégias de mitigação no Sul Global.

Objetivo 15. Vida na Terra: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, ampliando as vozes dos líderes indígenas e conscientizando sobre a perda da biodiversidade.

MNF, 26-04-2023

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita,  1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

 

Para mais informações, contacte: 

T- +351 249 130 382

www.fmnf.pt

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario  

https://www.instagram.com/museunacionalferroviario  

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT  

 Cartaz completo 18 de maio