Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

01 agosto 2022

Celebração do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos

A 30 de julho de 1922 o comboio silvou pela primeira vez em Lagos. O comboio especial partiu do Barreiro à 01h00, chegou às 11h45 a Lagos.

Celebração do Centenário da Chegada do Comboio a Lagos

No dia 30 de julho de 2022 perfizeram 100 anos desde que um comboio chegou pela primeira vez à Estação Ferroviária de Lagos. A imprensa da época deu eco do acontecimento, que mereceu a presença de importantes figuras da cena política nacional e foi vivido com euforia pela população local. Mas a documentação também relata o quão difícil e moroso foi o processo percorrido para tornar essa ligação tão ambicionada pelos lacobrigenses numa realidade concretizada. Recordar o acontecimento, os seus atores e compreender o respetivo contexto social, político e económico, foi um dos objetivos desta iniciativa, que contou com a participação da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

O programa arrancou na sexta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Lagos, com o colóquio “100 Anos da Chegada do Comboio a Lagos ― passado, presente e futuro”.  

No dia 30 as atenções viraram-se para a Estação Ferroviária de Lagos e para a receção à chegada da viagem comemorativa de comboio com animação musical a cargo da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e a presença do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere. Este momento foi seguido pela inauguração de uma nova peça de arte pública - uma escultura da autoria de João Duarte, instalada na rotunda viária situada entre a antiga e a nova Estação Ferroviária de Lagos. À tarde o palco das comemorações voltou a ser o Centro Cultural de Lagos, onde teve lugar a cerimónia de assinatura do Protocolo de Gestão Partilhada do Núcleo Museológico de Lagos do Museu Nacional Ferroviário e a apresentação de edições comemorativas da efeméride (medalha e peças filatélicas). O programa fechou com a inauguração da exposição “Lagos, a última paragem”, que contou com a curadoria e organização do Museu Nacional Ferroviário. Esta exposição estará patente ao público até final do ano.

Fonte: Câmara Municipal de Lagos

Nota: créditos da fotografia fototeca da Câmara Municipal de Lagos

Fografias da exposição "Lagos, a última paragem"

Exposição de Lagos Exposição de Lagos Exposição de Lagos

MNF, 01/08/2022

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394