Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Exposições

26 janeiro 2017

Ciclo Cinema PROJECTAR #50

O MNF acolherá a 50ª sessão do ciclo de cinema de arquitetura “PROJECTAR”, no dia 9 de fevereiro, às 19h00, na Carruagem-Auditório.

Ciclo Cinema PROJECTAR #50

O MNF acolherá a 50ª sessão do ciclo de cinema de arquitetura “PROJECTAR”, uma iniciativa da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitetos, dedicada à vida e obra de Cottinelli Telmo, no dia 9 de fevereiro, às 19h00, na Carruagem-Auditório.

O MNF associa-se à Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos promovendo uma sessão especial do ciclo “PROJECTAR”, dedicada ao arquiteto Cottinelli Telmo, com a projeção do documentário biográfico “Uma Vida Interrompida” realizado por António Pedro Vasconcelos e Leandro Ferreira.

Arquiteto, cineasta, escritor, poeta, músico, bailarino, ilustrador entre muitas outras ocupações, Cottinelli Telmo foi uma personalidade polifacetada que marcou de forma indelével o panorama artístico e cultural da primeira metade do século XX em Portugal.  

Figura de proa do modernismo português, é admitido em 1923 como arquiteto na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, para a qual irá realizar numerosos projetos, entre os quais de destacam a Estação do Sul e Sueste, a Estação de Vila Real de Santo António, a Estação de Tomar, o Sanatório das Penhas da Saúde, a torre de controlo de Tráfego da Estação de Campolide ou do Entroncamento. Ainda nesta cidade, seria responsável, em parceria com Luís da Cunha, pelo projeto da Escola e Bairro Camões, desenhando também o Armazém de Víveres que alberga hoje parte da exposição do Museu Nacional Ferroviário.

Através desta e outras iniciativas similares, o MNF procura afirmar-se como plataforma plural e agregadora, abrindo as portas ao debate multidisciplinar que promova a reflexão sobre o passado, presente e futuro de inúmeros temas que se cruzam com o universo ferroviário. 

A sessão terá entrada gratuita. 

Mais informações em servicoaocliente@fmnf.pt