Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Info Museu

30 novembro 2023

Comboio Presidencial: história sobre carris!

O Comboio Presidencial transportou os Chefes de Estado e suas comitivas entre 1910 e 1970 nas suas deslocações oficiais.

Comboio Presidencial: história sobre carris!

Entre 2011 e 2013, o Comboio Presidencial foi objeto de um rigoroso processo de conservação e restauro, devolvendo-se a esta peça toda a sua integridade física e funcional.

A existência de cofinanciamento comunitário foi imprescindível para a execução deste projeto, à data inédito em Portugal.

Os veículos foram recuperados do ponto de vista mecânico, técnico e patrimonial.

Para além da revisão estrutural, foi necessário proceder à conservação e restauro de todo o património integrado, nomeadamente ao nível da reintegração dos interiores e da recuperação de revestimentos e equipamentos, a par da reprodução de alguns objetos em falta, em função dos modelos existentes na época.

Este trabalho, que envolveu um profundo processo de investigação, foi desenvolvido pela EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário), hoje integrada na CP, nas Oficinas em Contumil, em articulação com o serviço de Conservação e Restauro do Museu Nacional Ferroviário.

O Comboio Presidencial foi apresentado oficialmente após o restauro, em Dezembro de 2013 , tendo sido organizada uma viagem inaugural entre a Estação de Santa Apolónia em Lisboa e o Entroncamento.

Após esta cerimónia o Comboio Presidencial ficou em exposição no Museu Nacional Ferroviário podendo ser visitado por todos, como peça museológica, dando-se a conhecer a história desta composição especial.

A partir de março de 2024 o Comboio Presidencial percorre o Douro, com diversas viagens promovidas pela CP- Comboios de Portugal.

Toda a informação sobre estas viagens está disponível em : https://www.cp.pt/passageiros/pt/descontos-vantagens/em-destaque/presidencial-2024 

Processo de Conservação e Restauro do Comboio Presidencial : https://www.youtube.com/watch?v=8mDFWm5EI34&t=51s 

Inauguração do Comboio Presidencial: https://www.youtube.com/watch?v=fGlMTMVcsMc&t=3s 

MNF, 30/11/2023

Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

Para mais informação, contacte: 

T- +351 249 130 382

E-mail – museu@fmnf.pt 

www.fmnf.pt   

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario        

www.instagram.com/museunacionalferroviario   

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT