20 janeiro 2026
Conferência internacional debate potencial turístico da ferrovia entre o Vouga e o Dão
Evento reúne entidades públicas e privadas, investigadores e profissionais do setor, numa iniciativa que marca o arranque público de um projeto de valorização do património ferroviário da região.
O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, recebe no dia 4 de fevereiro a conferência “Turismo Industrial e Ferroviário”, uma iniciativa que marca o arranque público de um projeto em rede dedicado à valorização do património ferroviário da região Viseu Dão Lafões. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais dos setores do turismo e da ferrovia, que partilham experiências e práticas de sucesso nesta área.
A conferência tem inicio ás 09h30 e junta, num debate alargado, responsáveis institucionais, decisores políticos, especialistas, investigadores e agentes do setor do turismo e da ferrovia. O programa tem como tema principal o papel da ferrovia na história do país e o seu potencial futuro enquanto ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
Ao longo do dia, três painéis temáticos abordam as tendências do turismo industrial e ferroviário e o potencial turístico do património ferroviário, numa oferta de turismo integrado que congrega recursos patrimoniais, naturais, culturais, gastronómicos e vínicos. De salientar a participação do consultor britânico Neil Peterson, responsável por casos de referência de promoção turística da ferrovia a nível europeu, e de um representante do Museu del Ferrocarril de Móra la Nova, um projeto que começou com um conjunto de pessoas apaixonadas pelos comboios e que se tornou uma referência em Espanha na recuperação do património e na oferta de turismo ferroviário.
A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Inscrições e programa detalhado em https://viajarnotempo.pt/
Sobre
A conferência Turismo Industrial e Ferroviário, está inserida no projeto “Viajar no Tempo, Ferrovia entre o Vouga e o Dão”, resultante de uma candidatura aprovada pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Transformar Turismo – Linha Regenerar Territórios, e assume-se como uma aposta estratégica na regeneração e valorização de património, na criação de novas narrativas turísticas e na diversificação da oferta cultural do país. Este projeto tem como entidades promotoras o Municipio de Vouzela, o Municipio de Tondela e a Fundação Museu Nacional Ferroviário e conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões e do Município de Oliveira de Frades.
MNF, 20/01/2026
Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, 1 A
2330-152 Entroncamento
gps 39.464288,-8.474394
www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario