Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

15 maio 2023

Dia Internacional dos Museus | Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado

O Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado apresenta um programa variado de atividades para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Dia Internacional dos Museus | Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado

O Dia Internacional dos Museus celebra-se em todo o mundo a 18 de maio, sendo o tema deste ano "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar".

Neste contexto o Museu Nacional Ferroviário- Núcleo de Lousado, apresenta durante os dias 18, 19 e 20 de maio um programa diversificado.

As atividades são gratuitas de inscrição obrigatória.

Dias 18,19 e 20 das 10h00 às 17h30, no Museu Nacional Ferroviário -  Núcleo de Lousado

Escape Tower

Esta atividade, designada por “Escape Tower”, relata a investigação do desaparecimento misterioso de um trabalhador do setor elétrico nas antigas oficinas do Caminho-de-Ferro de Guimarães. Este desaparecimento foi ignorado na época, no entanto despertou a curiosidade de um arquivista que ao catalogar um recorte de jornal pertencente ao acervo do museu, deu-se conta de que este desaparecimento teria as suas respostas escondidas no próprio museu. Após uma investigação profunda e dedicada deste arquivista que investigava as origens do desaparecimento do Eng.º Artur, também este desapareceu misteriosamente, quase 100 anos depois.

Inscrições: museuferroviario@famalicao.pt   ou telefone 252 153 646

Dia 18 às 11H00 e dia 20 às 11h00 e às 16h00 Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado

Visita Orientada à exposição permanente

Vamos trilhar os carris de objetos únicos que nos falam dos transportes, da sua evolução, da sua diversidade e de como transformaram a vida de tanta gente e tantos locais. Desde as primeiras locomotivas a vapor até atualidade, embarcamos numa viagem pelo mundo dos comboios;

Dia 18 às 15H00 Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado

Inauguração de Exposição Fotográfica " O comboio e a Sociedade"

Os comboios são a melhor escolha ambiental. Nenhum outro meio de transporte público é tão eco eficiente como o transporte ferroviário.

Um conjunto de imagens que retratam os ambientes ferroviários, o material circulante, as estações e os espaços envolventes.

Imagens que nos remetem para uma viagem pelo amplo património ferroviário da região norte, um olhar nostálgico de quem viaja com objetivos definidos, que se multiplicam pelas possibilidades que as viagens oferecem. O Comboio e a Sociedade; pelas mãos do fotografo, Rui Vilaça.

Dia 19 às 10H00 Museu Nacional Ferroviário -  Núcleo de Lousado

Espetáculo de Magia

Performance interativa apelando para o tema de sustentabilidade direcionada ao publico infantil onde as crianças são convidadas a surpreender os seus amigos

Publico infantil -  Inscrições: museuferroviario@famalicao.pt 

Dia 20 às 15H00, online no Facebook da Rede de Museus Famalicão https://www.facebook.com/rededemuseusdevilanovadefamalicao 

Apresentação audiovisual da Exposição de Fotografia, de Rui Vilaça "O Comboio e a Sociedade".

MNF, 15-05-2023

Largo da Estação nº 02

4760-626 Lousado

Para mais informações, contacte: 

T- +351 252 153 646

www.fmnf.pt 

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario   

https://www.instagram.com/museunacionalferroviario   

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT