Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Exposições

03 março 2017

Exposição Batalhão Sapadores dos Caminhos de Ferro

Exposição temporária «Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro: Memória da Grande Guerra» de 10 de março a 20 de agosto.

Exposição Batalhão Sapadores dos Caminhos de Ferro

O Museu Nacional Ferroviário evoca a participação do Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro na I Grande Guerra através de uma exposição que estará patente ao público de 10 de março a 20 de agosto de 2017. A inauguração terá lugar no dia 9 de março, pelas 14h30, inserida nas celebrações do Dia do Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro.

No momento em que se assinalam 100 anos sobre a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial, o Museu Nacional Ferroviário recorda a memória do Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro, unidade especializada que se juntaria ao contingente português em França em 1917.  

De longa data vem a importância do caminho de ferro nas operações de guerra. Mas na 1ª Guerra todas as previsões seriam excedidas, ficando demonstrado ser este um meio indispensável e preponderante. Convertendo-se numa “nova arma”, o caminho de ferro tornou possível a execução de planos estratégicos de vasto alcance, graças ao emprego de um serviço ferroviário disciplinado, corajoso e à altura das exigências impostas.

É neste contexto que o governo inglês solicita ao governo português a intervenção do Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro, cooperando este no serviço ferroviário em campanha desde o seu desembarque em França, em abril de 1917, até fevereiro de 1919, no qual se distinguiria pelo espírito de corpo e dedicação, sendo reconhecido a nível nacional e internacional pela sua prestação. 

A exposição, enquadrada na programação das Evocações do Centenário da I Grande Guerra e desenvolvida em parceria com o Regimento de Engenharia N.º 1, com a Direção de História e Cultura Militar do Exército e com o Museu Militar de Lisboa, será inaugurada no dia 9 de março, pelas 14h30, no âmbito das celebrações do Dia do Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro, anualmente assinalado pelo Regimento de Engenharia N.º1, legítimo herdeiro da extinta unidade, e que este ano terão lugar no MNF. O programa incluirá ainda a cerimónia de Homenagem aos Mortos e uma sessão com diversas comunicações alusivas ao tema.

 

Museu Nacional Ferroviário

Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394