Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Exposições

01 março 2022

Exposição "Rails do Progresso"

Entre 5 de março e 30 de abril de 2022, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebe a exposição “Rails do Progresso”, uma iniciativa promovida no âmbito do projeto Rail Fest - Programa Cultural em Rede, que pretende recordar a viagem inaugural da Linha da Beira Baixa, em 1891.

Exposição

Como se explica na sinopse da exposição, a 5 de setembro de 1891, o rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e uma comitiva de ilustres convidados partiam de Sintra, rumo à Covilhã, para aquela que foi a primeira viagem real da Linha da Beira Baixa, de Abrantes à Covilhã.

A mostra recorda como “durante os três dias, os reis, a sua comitiva e os convidados foram recebidos por uma multidão entusiasmada, que celebrava a chegada do comboio e do progresso”, tomando como ponto de partida os ecos da imprensa de época, com especial foco nas ilustrações feitas por Bordalo Pinheiro, que acompanhou esta viagem, mas também descrições detalhadas e repletas de apontamentos políticos e sociológicos.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito o projeto Rail Fest, em parceria com a Fundação Museu Nacional Ferroviário, com o apoio do Arquivo Distrital de Castelo Branco; Arquivo Municipal da Covilhã; Hemeroteca Municipal de Lisboa; Museu Bordalo Pinheiro / EGEAC; Museu da Covilhã; e Museu Nacional do Traje.

A exposição estará patente ao público até 30 de abril de 2022, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos domingos, entre as 9h00 e as 12h30, mediante marcação.

Com início em 2021, o Rail Fest estende-se até maio de 2022 e assenta numa programação em rede que valoriza a entidade dos territórios ligada à ferrovia e visa promover também o seu património natural e cultural, através de um programa diversificado. O Rail Fest – Programa Cultural em Rede é uma iniciativa dos Municípios de Vila Velha de Rodão, Entroncamento e Águeda, em parceria com o Museu Nacional Ferroviário e o Município de Castelo Branco, e é cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

MNF, 01/03/2022