Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

19 maio 2015

Inauguração do Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário foi inaugurado esta segunda-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.

Inauguração do Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário foi inaugurado esta segunda-feira, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, num evento que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Dr. Sérgio Silva Monteiro.

Depois da cerimónia oficial, seguiu-se uma visita ao museu e um espetáculo musical, num cenário que a todos encantou, onde a Rotunda de Locomotivas foi o pano de fundo.

Durante a visita teve lugar uma pequena cerimónia, na Sala do Comboio Real, para a assinatura de um contrato de eletrificação de um troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco de Canaveses. 

Coincidindo com a abertura do museu foram inauguradas três exposições de arte contemporânea que interpretam e reinventam o Património Ferroviário. Através dos olhares da P28, que apresenta a exposição temporária 9 Land / Site Specific Art, recriam-se peças ferroviárias que na sua génese foram concebidas para um propósito diferente. Junta-se a esta a exposição algumas razões para uma arte não demissionária, promovida pela Escola Superior Artística do Porto e que explora os conceitos de Arte, Energia e Circulação. A terceira exposição consiste em documentos gráficos, em impressão digital, que reinterpreta a iconografia relacionada com a ferrovia. Estará ainda patente ao público uma exposição de modelismo ferroviário de composições portuguesas, organizada pelos Módulos do Norte.

O museu abre hoje ao público, dia 19 de maio e oferecerá uma programação rica e variada até ao final do ano, destinada a todos os visitantes. 

O projeto Museu Nacional Ferroviário conta com o cofinanciamento do QREN – Programa Operacional Regional do Centro e também com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, I.P., através do PIT – Programa de Intervenção do Turismo.  E ainda, com o suporte CP – Comboios de Portugal, Rede Ferroviária Nacional - REFER, EPE e Câmara Municipal do Entroncamento.

O evento inaugural contou com o apoio da Escola Profissional Gustave Eiffel, Teatro da Meia Via e com o patrocínio da Câmara Municipal de Oeiras e Quinta da Lapa.

 

Inauguração do Museu Nacional Ferroviário
Inauguração do Museu Nacional Ferroviário

PDF Download Ficheiro (182,73KB)