Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Eventos

09 junho 2021

Railfest- Exposição de fotografia "A Viagem"

RAILFEST – Uma viagem entre territórios, culturas e gerações Os Municípios do Entroncamento, Águeda e Vila Velha de Rodão acolhem entre junho de 2021 e maio de 2022 o projeto RAIL FEST – Programa Cultural em Rede, uma viagem pelo património ferroviário. O Museu Nacional Ferroviário é parceiro deste projeto e acolhe várias atividades.

Railfest- Exposição de fotografia

Sendo 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a programação assenta no conceito da viagem, mais propriamente das viagens de comboio, enquanto atividade humana que cruza territórios, culturas e gerações, abrindo caminhos exploratórios para novas aprendizagens e novas experiências, que inclui artistas locais e nacionais, num cruzamento de percursos de vida e de influências.


No dia 20 de junho, pelas 16h00 no Museu Nacional Ferroviário teremos a inuaguração da exposição de fotografia A VIAGEM, exposição de fotografia de viagem “Comboio de Ferro” Mauritânia, de Daniel Rodrigues, que estará patente ao público até dia 15 de agosto, podendo ser visitada de terça feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

O Iron Train (Combio de Ferro) é um dos comboios mais compridos do mundo com cerca de 2,5Km e a linha faz a ligação entre Nouadhibouh a Zouérat no coração do deserto do Sahara, com uma extensão de 652 km e uma duração de 20 a 24 horas.

“A Viagem” é uma jornada épica onde residentes, com poucas posses, utilizam o hostil comboio para visitar parentes na terra natal ou transportar mercadorias diversas, como animais vivos. As amplitudes térmicas sentidas entre o dia e a noite, acrescidas das nuvens de poeira que submergem os passageiros, produzidas pelos vagões carregados com minerais de ferro que saem de uma mina a 30 km de Zouérat para serem descarregados em cargueiros no porto de Nouadhibouh.

Daniel Rodrigues, começou a sua carreira no Correio da Manhã e colaborou com a Agência Global Imagens, agência responsável pelas fotografias dos jornais Jornal de Notícias, Diário de Notícias e o Jogo. No seu percurso já conquistou vários prémios, dos quais destacamos em 2013 o 1º lugar na categoria Daily Life do World Press Photo, em 2015 um 3º lugar com fotógrafo do ano no POYi, em 2016 um 3º lugar como fotógrafo do ano no NPPA-Best of Photojournalism, em 2017 foi considerado o fotógrafo Ibero-Americano do ano no POY LATAM, entre outros prémios e menções honrosas.

Nesta exposição, Daniel Rodrigues transporta-nos  através da fotografia a viajar no Iron Train, uma travessia que se revela uma experiência severa e enigmática.

Estão agendadas visitas em LGP – Língua Gestual Portuguesa  nos dias 27 de junho, 4, 11 e 18 de julho, às 11h30, mediante inscrição prévia a partir de 9 de junho (lotação limitada) através do email cultura@cm-entroncamento.pt ou através do telefone 249 720 400 (tecla 6).