Saltar para o conteúdo principal
Estrutura do site Mapa do site
Outros

13 março 2023

Via Estreita, um património a preservar

O primeiro ciclo de conferências em torno do tema da ferrovia em Vila Nova de Famalicão, é um projeto que pretende dar voz a um conjunto de desafios que o Património Cultural enfrenta nas sociedades contemporâneas, na relação com a memória e o conhecimento, a mudança social, a sustentabilidade, a gestão e a projeção do futuro.

Via Estreita, um património a preservar

Via Estreita, um Património a Preservar

Este ciclo de conferências pretende abordar as questões mais relevantes e pertinentes que se colocam ao património ferroviário, entre retrospetivas e expetativas, cruzando os domínios da Cultura, da Sociedade, da Educação, da Economia e do Território.
Para apoiar a reflexão e o debate, as Conferências apresentam um leque de oradores, envolvendo técnicos do Município de Famalicão e convidados externos ligados à gestão do património cultural, académicos, investigadores e profissionais do setor cultural, com múltiplas abordagens da temática.

A primeira conferência acontece no próximo dia 18 de março, pelas 15h00, no Museu Nacional Ferroviário, em Lousado, sob o tema "Via Estreita, um Patromónio a Preservar", tem como oradores, Daniel Conde e Rui Vilaça e como moderador Nestor Borges.

Esta é uma atividade em parceria como Município de Famalicão e a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

ENTRADA LIVRE

Inscrições em: 

https://docs.google.com/forms/d/1DbIH4IMBlwVBlK_H2YO1coPhUqy4mQKRFv2b9vN2_eQ 

Daniel Conde

Daniel Conde

Trasmontano, vive em Vinhais, nasceu no Rio de Janeiro em 1984.

Frequentou dos 10 aos 14 anos o Colégio Salesiano de Poiares da Régua, onde viajou frequentemente nas Linhas do Douro e do Tua, nascendo aí o seu interesse pela sua salvaguarda.

Licenciado em Gestão pelo ISCTE (2002-2007), e com pós-graduação em Turismo pela ESHTE (2008-2010).

Fundou o Movimento Cívico pela Linha do Tua em 2006, e o Movimento Cívico pela Linha do Corgo em 2010.

Publicou um estudo de reabertura da Linha do Sabor, incluído no livro "A Linha do Vale do Sabor - Um Caminho-de-Ferro Raiano do Pocinho a Zamora", em 2015.

Foi Assessor de Gestão no Metro de Mirandela entre 2009 e 2012.

Em 2010 ficou em 3º lugar no concurso nacional de empreendedorismo "Realiza o teu Sonho", da Acredita Portugal, com um projeto de Turismo Ferroviário na Linha do Tua.

Tem publicado no seu canal no YouTube alguns estudos de reabertura de troços ferroviários, nomeadamente da Linha do Corgo entre a Régua e Vila Real.

Rui Vilaça

Rui Vilaça

Minhoto, natural de Braga nasceu em 1974 na freguesia de Ruílhe.

Frequentou a Escola Primária de Ruílhe o Externato Infante Dom Henrique (Alfacoop) e a Escola Secundária Alberto Sampaio.

- Formação em Produção de Eventos para a Valorização do Património

- Formação em Museologia e Museografia

Colaborador dos Comboios de Portugal entre 2006/2007 no Gabinete de Historia e Museologia

- Apoio ao Inventario

Colaborador da Fundação Museu Nacional Ferroviário desde 2007.

- Gestão de coleções

- Coordenador técnico do MNF – Núcleo de Lousado 

Nestor Borges

Nestor Borges

Natural de Vila das Aves, nasceu em 1972.

Licenciado em História, ramo científico, apresentou a sua tese de licenciatura em setembro de 1995, sob o tema “os 150 anos da Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela - a primeira fábrica têxtil do vale do Ave”, sendo-lhe atribuída uma nota de 19 valores.

Lecionou História em Beja, entre outubro de 1995 e agosto de 1997, e em Guimarães, entre setembro de 1997 e 1999.

No ano seguinte, iniciou funções na Divisão de Património e Museus da Câmara Municipal de Santo Tirso, tendo desenvolvido algumas ações no âmbito da pesquisa e investigação científica.

Em 2012 foi nomeado comissário das comemorações dos 150 anos do nascimento do grande industrial e benemérito Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Neste âmbito, é o autor do livro “Narciso Ferreira, Um Contemporâneo do Seu Tempo”, editado pela Fundação Narciso Ferreira com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.

Em outubro de 2014 foi mobilizado para este Município, onde iniciou um projeto piloto de descentralização cultural, a partir de Riba de Ave para todo o território das margens do Ave -

freguesias de Vila Nova de Famalicão, entre Bairro (Caniços) e Pedome.

Na sequência, em 2018, integrou a equipa de Descentralização Cultural do Projeto Há Cultura, alargado a todo o território famalicense.

Em outubro de 2021 passou a integrar a equipa da Rede de Museus para exercer funções no Museu Ferroviário em Lousado, onde se encontra atualmente.

MNF, 13-03-2023

Museu Nacional Ferroviário

Rua Eng. Ferreira de Mesquita,  1 A

2330-152 Entroncamento

gps 39.464288,-8.474394

www.fmnf.pt           

www.facebook.com/Museu.Nacional.Ferroviario          

www.instagram.com/museunacionalferroviario    

https://www.youtube.com/c/MuseuNacionalFerroviárioPT